RESULTADO OAB 2019 – CONSULTAR LISTA DE APROVADOS

O resultado OAB 2019 é um momento de muita apreensão para todos os candidatos que prestaram, ou vão prestar, o exame da Ordem. As provas da Ordem dos Advogados são aplicadas três vezes ao ano. E a partir da pontuação obtida, os candidatos aprovados poderão se inscrever na Ordem para, então, conseguir a carteira e o registro para poder exercer a profissão legalmente.

O Exame OAB 2019 é muito importante para os estudantes e os formados em Direito. Por isso é muito importante ficar atento ao resultado da primeira e segunda fase do exame para saber se o candidato foi aprovado ou não.

A seguir responderemos as principais dúvidas sobre o assunto, além de darmos dicas para você saber consultar OAB resultado e realizar a inscrição como Advogado. Confira!

Como Funciona o Exame da OAB

O sonho de todas as pessoas recém formadas em direito que desejam seguir carreira como advogadas é a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Conseguir essa aprovação não é nada fácil, pois tal exame possui muitas reprovações que assustam até aqueles que são mais experientes.

Para exercer a função de advogado é necessária a obtenção da aprovação nesse exame. Sem ela, não é possível conseguir se registrar nem tirar a carteira de advogado. Se seu objetivo é trabalhar em escritório numa carreira jurídica, a carteira da OAB é muito importante. Porém há outras opções, como prestar um concurso público, por exemplo. Entretanto o futuro é incerto e ninguém sabe o que vai acontecer.

O exame é feito três vezes por ano, sendo que o edital é publicado nos meses de janeiro, maio e setembro, não é uma regra. Sobre o calendário dos exames, a OAB publica um cronograma no começo do ano informando todas as datas de realização e resultados. Dessa forma, o bacharel em direito pode se programar antecipadamente.

OAB 2019

O exame é dividido em duas fases que acontecem em datas diferentes. Todas as provas possuem cinco horas de duração. Para que consiga aprovação na primeira fase e ser classificado para a segunda, você vai precisar acertar 40 questões que equivale a 50% da prova. A segunda fase possui o total de 10 pontos e, para conseguir aprovação, é necessário que obtenha a nota mínima de 6 pontos.

Nada na vida é alcançado sem esforço e persistência. Uma dica para passar nesse exame é construir um cronograma de estudos, de modo que todas as matérias citadas no edital sejam abordadas e revisadas. Estude todos os dias sem deixar que isso interfira no seu bem estar. Separe os horários de estudos e os horários de descanso, pois eles são fundamentais tanto para manter a saúde mental, quanto para fixar o que foi estudado.

Use, também, a técnica de fazer exames anteriores e provas relacionadas. Esses podem ser facilmente encontrados na internet ou no site da OAB.

Quando sai o resultado OAB 2019?

RESULTADO OAB 2019O resultado OAB, antigamente, era divulgado dentro de 20 a 30 dias (aproximadamente) após a aplicação da prova. Esse grande tempo de espera gerava muita apreensão sob os candidatos, já que antigamente muitos sites divulgavam seus próprios gabaritos, o que acabava gerando uma certa “confusão” entre os participantes.

Nos dias de hoje o cenário é completamente diferente. O resultado preliminar do exame da Ordem dos Advogados é divulgado no mesmo dia da prova. Ou seja, se você realizou a primeira etapa do processo hoje, provavelmente só saberá sua nota entre o horário das 19h a 22h do mesmo dia.

Por isso a dica é esperar pela divulgação oficial e não ficar consultando gabaritos extraoficiais para não gerar – mais – ansiedade. Já o OAB resultado da 2ª fase do exame seguia o mesmo padrão da primeira etapa, demorando cerca de 2 a 3 semanas para a divulgação do definitivo.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Atualmente o preliminar também é disponibilizado durante a noite, momentos depois da conclusão da etapa. O resultado da OAB 2019 é publicado 15 dias a aplicação da prova em sua fase correspondente.

A diferença entre o preliminar e o oficial é que o primeiro não apresenta a valoração de cada item, sendo só possível visualizar os fundamentos da peça processual e das questões discursivas. E para saber a data exata da divulgação, o candidato deverá acessar a última página do edital para visualizar o cronograma de todas as etapas do exame.

Como consultar o resultado OAB 2019

No edital há todas as informações relacionadas ao exame, inclusive qual é a entidade que organiza o processo seletivo. Nesse caso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, por isso, todas as informações relacionadas ao exame são publicadas em seu site.

Assim que o resultado preliminar for divulgado, no mesmo dia após a aplicação da prova, os candidatos deverão acessá-lo no site da banca organizadora. Para realizar a consulta resultado OAB 2019, siga as dicas a seguir:

RESULTADO OAB 2019


Passo 01. Acesse a página da OAB no site da FGV (oab.fgv.br).


Passo 02. Assim que a página carregar, será possível visualizar uma série de links relacionados aos editais e processos seletivos correntes no ano. Clique no edital relacionado ao seu exame.


Passo 03. Em seguida será necessário escolher a seccional para, então, depois visualizar os documentos relacionados a sua região. Nessa página será possível visualizar todas as etapas do certame, com dicas e informações a respeito dos resultados preliminares e oficiais.


Como fazer a inscrição de Advogado?

Para realizar a inscrição de Advogado na OAB 2019 e, assim, obter o registro e a carteira da Ordem, os interessados deverão contar com os seguintes documentos:


01. Diploma e cópia autenticada (na falta do diploma, Certidão de Colação de grau e Cópia do Histórico Escolar);


02. Carteira de Identidade (fotocópia autenticada);


03. Carteira de Reservista (fotocópia autenticada);


04. Cópia do comprovante de Residência;


05. Título de Eleitor (fotocópia autenticada em cartório);


06. CPF (fotocópia autenticada);


07. Três Fotos 3X4 (Fundo Branco e roupa escura – Sexo Masculino de Terno e Gravata);


08. Declaração da Atividade Exercida pelo (a) Candidato (a) – Atividade Pública ou Privada;


09. Certidão de aprovação no Exame de Ordem (Cópia Autenticada cartório);
Taxa de Inscrição;


10. Publicação do Edital de Inscrição no Diário Oficial DJ (após entrega de toda documentação);


11. Certidões Negativas do Tribunal de Justiça do seu Estado: Ação Cível e Ação Criminal;


12. Certidão Negativa de distribuição de ações e execuções na Justiça Federal;


13. Certidões do Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado;


14. Atestado de Antecedentes Criminais.


O pedido de inscrição poderá ser realizado pela seccional de sua região. No site da seccional há, inclusive, todas as dicas e instruções para o candidato aprovado no exame realizar a sua OAB 2019 inscrição.

Como podemos ver nesse artigo, o resultado da exame da ordem os advogados é divulgado de duas formas: preliminar e oficialmente. O primeiro resultado OAB 2019 é divulgado logo no dia após a aplicação da prova. E o oficial, em um prazo que pode variar entre 12 a 15 dias.

Em caso de dúvidas sobre o FGV OAB resultado, é só deixar um comentário. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *