RESULTADO OAB 2019 – CONSULTAR LISTA DE APROVADOS

O resultado OAB 2019 é um momento de muita apreensão para todos os candidatos que prestaram, ou vão prestar, o exame da Ordem. As provas da Ordem dos Advogados são aplicadas três vezes ao ano. E a partir da pontuação obtida, os candidatos aprovados poderão se inscrever na Ordem para, então, conseguir a carteira e o registro para poder exercer a profissão legalmente.

O Exame OAB 2019 é muito importante para os estudantes e os formados em Direito. Por isso é muito importante ficar atento ao resultado da primeira e segunda fase do exame para saber se o candidato foi aprovado ou não.

A seguir responderemos as principais dúvidas sobre o assunto, além de darmos dicas para você saber consultar OAB resultado e realizar a inscrição como Advogado. Confira!

Quando sai o resultado OAB 2019?

RESULTADO OAB 2019O resultado OAB, antigamente, era divulgado dentro de 20 a 30 dias (aproximadamente) após a aplicação da prova. Esse grande tempo de espera gerava muita apreensão sob os candidatos, já que antigamente muitos sites divulgavam seus próprios gabaritos, o que acabava gerando uma certa “confusão” entre os participantes.

Nos dias de hoje o cenário é completamente diferente. O resultado preliminar do exame da Ordem dos Advogados é divulgado no mesmo dia da prova. Ou seja, se você realizou a primeira etapa do processo hoje, provavelmente só saberá sua nota entre o horário das 19h a 22h do mesmo dia.

RESULTADO OAB 2019

Por isso a dica é esperar pela divulgação oficial e não ficar consultando gabaritos extraoficiais para não gerar – mais – ansiedade. Já o OAB resultado da 2ª fase do exame seguia o mesmo padrão da primeira etapa, demorando cerca de 2 a 3 semanas para a divulgação do definitivo.

Atualmente o preliminar também é disponibilizado durante a noite, momentos depois da conclusão da etapa. O resultado da OAB 2019 é publicado 15 dias a aplicação da prova em sua fase correspondente.

A diferença entre o preliminar e o oficial é que o primeiro não apresenta a valoração de cada item, sendo só possível visualizar os fundamentos da peça processual e das questões discursivas. E para saber a data exata da divulgação, o candidato deverá acessar a última página do edital para visualizar o cronograma de todas as etapas do exame.

Como consultar o resultado OAB 2019

No edital há todas as informações relacionadas ao exame, inclusive qual é a entidade que organiza o processo seletivo. Nesse caso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, por isso, todas as informações relacionadas ao exame são publicadas em seu site.

Assim que o resultado preliminar for divulgado, no mesmo dia após a aplicação da prova, os candidatos deverão acessá-lo no site da banca organizadora. Para realizar a consulta resultado OAB 2019, siga as dicas a seguir:

RESULTADO OAB 2019


Passo 01. Acesse a página da OAB no site da FGV (oab.fgv.br).


Passo 02. Assim que a página carregar, será possível visualizar uma série de links relacionados aos editais e processos seletivos correntes no ano. Clique no edital relacionado ao seu exame.


Passo 03. Em seguida será necessário escolher a seccional para, então, depois visualizar os documentos relacionados a sua região. Nessa página será possível visualizar todas as etapas do certame, com dicas e informações a respeito dos resultados preliminares e oficiais.


Como fazer a inscrição de Advogado?

Para realizar a inscrição de Advogado na OAB 2019 e, assim, obter o registro e a carteira da Ordem, os interessados deverão contar com os seguintes documentos:


01. Diploma e cópia autenticada (na falta do diploma, Certidão de Colação de grau e Cópia do Histórico Escolar);


02. Carteira de Identidade (fotocópia autenticada);


03. Carteira de Reservista (fotocópia autenticada);


04. Cópia do comprovante de Residência;


05. Título de Eleitor (fotocópia autenticada em cartório);


06. CPF (fotocópia autenticada);


07. Três Fotos 3X4 (Fundo Branco e roupa escura – Sexo Masculino de Terno e Gravata);


08. Declaração da Atividade Exercida pelo (a) Candidato (a) – Atividade Pública ou Privada;


09. Certidão de aprovação no Exame de Ordem (Cópia Autenticada cartório);
Taxa de Inscrição;


10. Publicação do Edital de Inscrição no Diário Oficial DJ (após entrega de toda documentação);


11. Certidões Negativas do Tribunal de Justiça do seu Estado: Ação Cível e Ação Criminal;


12. Certidão Negativa de distribuição de ações e execuções na Justiça Federal;


13. Certidões do Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado;


14. Atestado de Antecedentes Criminais.


O pedido de inscrição poderá ser realizado pela seccional de sua região. No site da seccional há, inclusive, todas as dicas e instruções para o candidato aprovado no exame realizar a sua OAB 2019 inscrição.

Como podemos ver nesse artigo, o resultado da exame da ordem os advogados é divulgado de duas formas: preliminar e oficialmente. O primeiro resultado OAB 2019 é divulgado logo no dia após a aplicação da prova. E o oficial, em um prazo que pode variar entre 12 a 15 dias.

Em caso de dúvidas sobre o FGV OAB resultado, é só deixar um comentário. Boa sorte!

PROVA OAB 2019 – Primeira Fase, Segunda Fase → (CONFIRA)

A Prova OAB 2019 é o momento mais esperado para todos os estudantes e os recém graduados em Direito. Através da aprovação do exame é que será possível se inscrever na Ordem dos Advogados e, dessa forma, conseguir a tão esperada carteira da ordem.

Com a carteira será possível exercer a profissão legalmente, podendo atuar em escritórios de advocacia e prosseguir na carreira jurídica. Por isso é muito importante conhecer como funciona a prova do exame para se preparar de melhor maneira possível.

Divida em duas fases, a prova para certificar-se na Ordem é considerada difícil, possuindo um alto nível de reprovação. Se você deseja obter mais informações sobre o funcionamento da OAB prova e dicas para ser aprovado, continue lendo e confira as informações a seguir.

Como funciona a Primeira Fase da Prova OAB 2019

A primeira fase da prova do exame de ordem 2019 possui caráter eliminatório, sendo composta por 80 questões de múltipla escolha, com cada questão possuindo 4 questões alternativas. Os candidatos deverão marcar a resposta correta, ou incorreta, levando em consideração a explanação do enunciado.

PROVA OAB 2019

Através do edital será possível visualizar todas as matérias que estarão presentes na primeira parte do exame. De acordo com as informações do documento, as 80 questões presentes no primeiro exame abordarão as seguintes disciplinas:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Internacional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, na primeira parte, os enunciados das questões são longos e cansativos. Por isso será necessário aproveitar o tempo 5 horas de duração da prova para ler, com calma, atenção e paciência, cada enunciado para marcar a resposta correta.

Portanto, indicamos que os participantes, durante os estudos, façam e refaçam as provas da OAB FGV para se acostumarem para os tipos de questões que geralmente são apresentadas nos exames. O ritmo é bastante denso e os candidatos despreparados poderão sentir uma forma pressão ao se deparar com as questões.

Essa etapa é de caráter desclassificatório. Ou seja, para estar elegível para a segunda fase da prova OAB será necessário acertar, no mínimo, 40 das 80 questões, o que representará uma taxa de acerto de 50%.

A quantidade de questões para cada matéria pode variar de prova para prova. Contudo, no edital do exame prevê uma quantidade mínima de questões para as matérias de:

  • Estatuto da Advocacia e da OAB;
  • Código de Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Direitos Humanos.

Como funciona a Segunda Fase da Prova OAB 2019

PROVA OAB 2019Depois de ser aprovado na primeira fase do exame OAB, os participantes estarão elegíveis para realizar a segunda – e mais difícil – etapa do processo, que acontecerá em uma nova data prevista no edital.

O número de questões diminuem, assim como a quantidade de questões. Contudo, as questões não são mais de múltipla escolha, possuindo um peso muito maior na hora da nota.

A segunda fase da prova OAB funciona da seguinte maneira: os candidatos terão que fazer uma redação de peça profissional, além de responderem quatro questões dissertativas sobre uma disciplina pré-selecionada. As disciplinas que poderão ser selecionadas na segunda fase são:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho.

Ao escolher uma matéria, os alunos também deverão se preparar para o Direito Processual da mesma. Por exemplo, ao escolher Direito Penal, a matéria também abrangerá a disciplina Direito Processual Penal.

O valor da segunda prova é de 10 pontos, que são divididos da seguinte maneira: 5 pontos para a redação e 1,25 ponto para as questões dissertativas. O candidato precisa de um mínimo de 6 pontos para conseguir ser aprovado. Cada décimo é importante, por isso é essencial se preparar da melhor forma possível.

Essa prova também possuirá uma duração de 5 horas e os participantes poderão consultar a legislação, súmulas, orientações jurisprudenciais, enunciados e precedentes normativos, desde que não hajam comentários ou marcações.

Se o candidato não for aprovado na segunda prova, ele poderá se inscrever na repescagem e prestar o próximo exame sem a necessidade de fazer a primeira prova.

Como consultar Local de Prova OAB 2019

PROVA OAB 2019O local das provas do Exame OAB 2019 estão explícitos no próprio edital. Dessa forma, para consultar o endereço em que os exames serão aplicados, os interessados deverão consultar o edital das provas para conferir esses e outros detalhes importantes.

Como a banca organizadora dos exames da Ordem é a FGV, é possível conferir o edital e o próprio local das provas no site da instituição de ensino.


Prestar o exame é um momento muito importante para os estudantes (do último período) e os recém formados em bacharel em Direito. Se você for fazer a prova da OAB, lembre-se de estudar bastante e se certificar de estar devidamente preparado.

Se estiver alguma dúvida relaciona a prova OAB 2019 basta deixar um comentário logo abaixo que iremos te responder logo assim que for possível.

OAB FGV 2019 – Como funciona, Edital, Inscrição → (CONFIRA)

Passar no exame OAB FGV 2019 é o objetivo de todos os estudantes de Direito do país. Para quem deseja exercer a profissão de advogado, é imprescindível possuir a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sem ela não será possível exercer a profissão legalmente e muitos menos construir uma carreira jurídica.

Por isso é muito importante se preparar para prestar o exame da OAB, que é organizado pela banca da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV organiza e administra os exames, que são aplicados três vezes ao ano e são compostos por duas fases.

No conteúdo a seguir falaremos mais sobre o exame OAB FGV, os editais e dicas sobre como se inscrever no exame da Ordem. Saiba mais a seguir!

Como funciona o Exame OAB FGV 2019?

Os exames da Ordem dos Advogados acontecem três vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro, maio e setembro. Os editais são publicados no site da FGV e os documentos tratam de todas as diretrizes: desde as regras, orientações até o conteúdo pragmático que será cobrado nas duas fases das provas.

OAB FGV 2019

O OAB FGV exame é considerado muito difícil e detém uma taxa de reprovação muito alta, o que gera apreensão até nos advogados mais experientes.

As provas têm duração de 5 horas cada, e são compostas da seguinte maneira:


01. A primeira prova é composta de 80 questões e para passar dessa etapa será necessário acertar, no mínimo, 40 questões para estar apto a realizar a segunda fase;


02. A próxima etapa do exame é composta por uma redação, que vale 5 pontos, e 4 questões dissertativas que valem 1,25 cada. É preciso tirar, pelo menos, 5 pontos para poder se aprovado.


Caso os candidatos não tenham sido aprovados no segundo exame é possível realizar uma “repescagem” no exame seguinte sem a necessidade de realizar a primeira prova novamente. Isso possibilidade que os estudantes possam concentrar seus estudos exclusivamente para a segunda etapa do processo seletivo.

O estudante de Direito deverá se atentar ao cronograma divulgado pela OAB 2019 para poder se preparar com antecedência.

Edital OAB FGV 2019

OAB FGV 2019O Edital OAB FGV é divulgado, geralmente, três vezes ao ano e a partir das informações contidas no documento será possível visualizar todos os detalhes relacionados ao processo seletivo. Fica disponível no site da banca organizadora e no portal da própria Ordem.

É de extrema importância a leitura do documento, já que o mesmo traz todas as informações e detalhes sobre os exames, desde o conteúdo pragmático até o dia e o local das provas.

Além disso, no documento está explícito o calendário. É importante se atentar a essa data para não perder a oportunidade de prestar o exame.

A prova será composta por duas fases, sendo estas compostas da seguinte forma:


1ª fase

A primeira fase tem caráter eliminatório e é composta por um exame com 80 questões. A prova abrangerá as principais matérias do curso de Direito, sendo composta com as seguintes disciplinas:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Internacional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal.

Essa etapa possui uma duração de 5 horas. Um ponto a ser destacado é que, nessa etapa, os enunciados das questões costumam ser longos e cansativos, demandando de muita paciência e atenção por parte dos candidatos.


2ª fase

Caso os candidatos forem aprovados na primeira parte, eles terão que realizar a segunda fase do exame. Essa etapa é composta por uma redação de peça profissional e quatro questões dissertativas. No momento da inscrição os participantes poderão escolher uma das áreas a seguir:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Tributário.

A prova tem um valor de 10 pontos e caso os participantes não sejam aprovados na primeira tentativa, será possível realizar uma repescagem da segunda etapa sem a necessidade de passar pela primeira fase do exame.

Inscrição OAB FGV 2019

OAB FGV 2019As inscrições Exame da Ordem 2019 deverão ser realizadas através do site da OAB FGV. Assim que as inscrições estiverem abertas, os interessados deverão consultar o edital do exame para visualizar todas as diretrizes e os detalhes do processo seletivo.

Para visualizar os editais, será necessário acessar o endereço: oab.fgv.br, escolher a OAB de sua região e, por fim, visualizar os documentos relacionados.


O exame FGV OAB é o mais importante para todos os estudantes de Direito que pensam em atuar como advogados e/ou seguir carreira jurídica. As provas são consideradas difíceis, por isso é muito importante ir se preparando com antecedência para aumentar as chances de êxito.

E você, já está se preparando? Faça um comentário sobre a OAB FGV 2019 e compartilhe a sua experiência com a gente!

INSCRIÇÃO OAB 2019 – SAIBA COMO SE INSCREVER NO EXAME

A inscrição OAB 2019 acontece três vezes ao ano. Para quem está concluindo o curso de Direito ou já está formado, a prestação do exame da Ordem dos Advogados será essencial para obter o registro e a carteirinha da Ordem, documento imprescindível para o exercício legal da profissão de advogado.

O exame possui uma grande taxa de reprovação, o que faz com que os participantes fiquem muito apreensivos na hora de realizar essa prova. Contudo, ao ler o edital do processo seletivo e ao se preparar adequadamente, as chances de se passar no exame aumentam gradativamente.

A seguir falaremos sobre como você poderá realizar a inscrição da OAB e mais informações relacionadas ao exame e os principais detalhes. Confira!

Quem pode se inscrever no Exame de Ordem 2019

Como o exame de ordem 2019 é essencial para os estudantes de Direito exercerem a profissão como advogado, muitos ficam em dúvidas sobre qual o momento certo para realizarem suas inscrições. Podem se inscrever aqueles que já possuírem o diploma de bacharel em Direito e os estudantes que estão nos dois últimos semestres do curso.

É muito importante ler todas as diretrizes do edital do exame, pois no documento estará explícito todas as condições para os interessados em obter a carteira da Ordem dos Advogados.

INSCRIÇÃO OAB 2019

De acordo com o último edital publicado, as regras para os estudantes ficaram definidas dessa maneira:


01. “Poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que, comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito no primeiro semestre de 2018”.


02. Ainda de acordo com o documento, os inscritos que não atenderam todas as exigências não poderão usufruir dos resultados obtidos no exame:


03. “O examinando aprovado que não preencher as exigências do edital, inclusive e especialmente os itens 1.4, 1.4.1, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.3.1, 1.4.3.2, 1.4.3.3, 1.4.3.4 e 1.4.4, não aproveitará o resultado obtido no certame”.


04. Além de não poder aproveitar as notas obtidas, os participantes matriculados de maneira irregular correm o risco de enfrentar consequências mais duras:

“Os estudantes de Direito que declararem falsamente estarem matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito no primeiro semestre de 2018, além de se enquadrarem nas consequências do item 1.4.4.1, poderão responder por crime de falsidade ideológica (art. 299, do CP) e estarão sujeitos à eventual processo de averiguação de idoneidade moral perante a OAB (art. 8, inciso VI, da Lei 8.906/94)”.


Inscrição OAB 2019

Através do edital será possível obter todas as informações acerca do exame da Ordem. A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (OAB FGV), e será através de sua plataforma online em que os interessados deverão se cadastrar para, posteriormente, se inscreverem no edital.

Veja as dicas a seguir para realizar a sua inscrição OAB FGV:

INSCRIÇÃO OAB 2019


Passo 01. O primeiro passo é entrar na página da OAB no site da FGV (inscricaooab.fgv.br). Caso o participante não tenha cadastro, será necessário criar um.


Passo 02. Assim que a página carregar, será preciso informar o número do seu CPF. Dentro de poucos segundos será possível visualizar diversos campos, divididos entre dados pessoais e os relacionados a instituição em que o estudante realiza o curso de Direito ou que tenha se graduado.


Passo 03. Depois de preencher todos os campos, será necessário clicar em “Continuar’ para prosseguir com a FGV inscrição OAB.


Passo 04. Agora será necessário realizar a sua inscrição no exame. Será necessário escolher uma matéria para realizar caso o participante seja aprovado na primeira etapa do exame.


Passo 05. Após concluir a sua inscrição, será necessário imprimir a guia de pagamento para, então, realizar o pagamento da taxa de inscrição para confirmar a sua inscrição no exame.


O edital traz todas as informações relacionadas ao exame, como inscrição, conteúdo pragmático das provas e o local onde as provas serão aplicadas.

Taxa de Inscrição OAB

INSCRIÇÃO OAB 2019O valor da taxa de inscrição OAB 2019 é considerado, por muitos, alta demais. Atualmente o valor para se inscrever no exame da Ordem é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 260,00. Só após a confirmação do pagamento, dentro do cronograma estabelecido no edital, é que os interessados poderão prestar o exame.

Veja a seguir o histórico de valores da taxa de inscrição do exame:

  • Até o Iº Exame Unificado, em 2010, o valor era R$ de 150,00;
  • O Iº Exame Unificado (ainda pela CESPE/UnB), o valor passou para R$ 200,00;
  • O XVIº Exame Unificado, em 2015, passou para R$ 220,00;
  • O XIXº Exame Unificado, em 2016, passou para R$ 240,00;
  • O XXIIIº Exame Unificado, 2017, passou para R$ 260,00;
  • O XXVº Exame Unificado,  em 2018, continua em R$ 260,00.

Para quem deseja prestar o exame, a inscrição OAB 2019 precisa ser feita até o limite da data presente no edital. Além disso, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizada dentro do cronograma para confirmar a participação do candidato. Fique esperto!

CALENDÁRIO OAB 2019 – Cronograma, Datas, Provas → (CONFIRA)

O calendário OAB 2019 é divulgado todo os anos pela entidade com o cronograma dos exames que serão aplicados ao decorrer do ano. Geralmente, as provas da Ordem dos Advogados são aplicadas três vezes neste período e os editais são publicados em maio, setembro e outubro.

Todo estudante e bacharel em Direito que deseja exercer a profissão de Advogado deverá prestar o exame da Ordem. Apenas depois de aprovados é que essas pessoas poderão se registrar e obter, assim, a filiação a OAB. Com o registro, os advogados poderão atuar e exercer a profissão livremente.

Se você está se preparando para prestar o exame, no conteúdo a seguir traremos mais informações sobre o calendário das provas OAB, além de detalhes sobre o funcionamento do exame. Confira!

Como funciona o processo de seleção da OAB 2019

O processo de seleção da OAB 2019 é considerado difícil e, por essa dificuldade, apresenta uma grande taxa de reprovação. Os estudantes de Direito que estão nos dois últimos semestres, e os bacharéis, poderão prestar o exame assim que o edital for publicado.

CALENDÁRIO OAB 2019

Estudantes que não atenderem os requisitos do edital não poderão se inscrever, correndo o risco de sofrer acusação de falsidade ideológica que prestar o exame de forma irregular.

O exame é composto de duas fases, sendo elas:


Primeira fase

Composta por uma prova com 80 questões de múltipla escolha. Essa fase é de caráter eliminatório e aborda as principais matérias vistas durante o curso de Direito (por isso é necessário estar preparado e, principalmente, nos últimos períodos do curso para prestar o exame).

As disciplinas abordadas durante essa etapa são:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Internacional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal.

A FGV (banca organizadora) é conhecida pelos enunciados longos nas questões de seus concursos. Por isso é muito importante ter o conhecimento da dinâmica da prova, pois a primeira etapa do exame testa, além do conhecido, a paciência de seus participantes.

Os candidatos terão que acertar, pelo menos, 40 questões (o que correspondem a 50% de acertos) para poderem realizar a segunda parte do exame.


Segunda fase

É composta por uma prova constituída por uma redação de peça profissional e 4 questões. Essa prova será aplicada em uma data diferente da primeira, no cronograma que pode ser encontrado no próprio edital do exame.

A segunda fase vale 10 pontos e é distribuída da seguinte forma: 5 pontos para a redação e 1,25 ponto para cada questão dissertativa. Os alunos deverão escolher uma matéria específica, no momento da inscrição, para responder as questões relacionadas a ela na segunda etapa do exame.

Os alunos que não forem aprovados na segunda fase do exame poderão tentar novamente ao se inscrever na repescagem. E os participantes aprovados deverão solicitar o certificado de Aprovação para, então, darem entrada na OAB 2019 e, assim, conseguir a tão almejada carteirinha da Ordem.

Calendário OAB 2019

CALENDÁRIO OAB 2019O calendário OAB é divulgado anualmente com informações referentes aos lançamentos dos editais e a aplicação das provas no ano corrente. A instituição já publicou o cronograma para o ano de 2018.

A partir desse cronograma OAB 2019 será possível visualizar todas as datas importantes para os exames. Para quem deseja fazer a prova da OAB, é importante ficar de olho nesse calendário para não perder nenhuma oportunidade.

Edição

XXV XXVI

XVII

Edital de abertura 23/01/18 29/05/18 18/09/18
Inscrições 23/01 a 02/02/18 29/05 a 08/06/18 18/09 a 28/09/18
Prova da 1ª Fase 08/04/18 29/07/18 18/11/18
Prova da 2ª Fase 27/05/18 16/09/18 20/01/19

Inscrição OAB 2019

As inscrições acontecem três vezes ao ano, como visto no calendário OAB ali em cima. Para poder se inscrever, os interessados deverão estar cursando os últimos dois semestres do curso de Direito ou ter se graduado como bacharel na disciplina.

Assim que as inscrições forem abertas, os candidatos deverão acessar o site da organizadora do exame, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acessar o edital e todos os detalhes do mesmo.

CALENDÁRIO OAB 2019

Nessa mesma página será possível realizar a sua inscrição após a realização de um cadastro. Para confirmar a sua participação, será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 260. Só após o pagamento desse valor, dentro do prazo de inscrições, é que o candidato estará confirmado no processo seletivo.


Para quem deseja prestar o exame da Ordem 2019 para obter a aprovação, é imprescindível visualizar e acompanhar o calendário. O cronograma OAB é divulgado sempre no início de cada ano, com informações sobre o lançamento do edital, as inscrições e provas.

Desejamos boa sorte nos estudos e na hora da realização do exame. Caso tenha alguma dúvida sobre o calendário OAB 2019, deixe um comentário abaixo e responderemos logo em breve.

GABARITO OAB 2019 – Respostas, Preliminar, Oficial → (CONFIRA)

A divulgação do Gabarito OAB 2019 é um momento muito esperado por entre todos os candidatos que prestarem o exame para conseguirem o registro na Ordem dos Advogados. Ele é composto de duas fases, com diferentes notas e composições. Cada prova possui seu próprio gabarito, que traz informações preliminares sobre as respostas para as questões.

O cronograma com todas as etapas do exame pode ser consultado em seu edital. Para ajudá-los a entender como funciona e como consultar o gabarito OAB, veja as nossas dicas a seguir para ver essas e outras informações importantes a respeito das provas da Ordem.

Como é aplicada a prova OAB 2019?

A realização da prova da OAB 2019 é um momento muito aguardado por estudantes de direito e por pessoas quem já se graduaram no curso. Só após a aprovação nas duas fases é que os candidatos poderão, então, se inscrever e solicitar a sua filiação a Ordem dos Advogados. Por isso é muito importante conhecer a dinâmica das provas, como elas são aplicadas e os demais detalhes acerca do exame.

GABARITO OAB 2019

A OAB prova é considerada muito difícil, possuindo um alto índice de reprovação. Ela é divida em duas fases, onde são distribuídas da segunda maneira:


  • 1ª fase

Composta por 80 questões de múltipla escolha com caráter eliminatório. A dificuldade das questões varia entre fáceis e muito difíceis, por isso é muito importante estudar o padrão das provas para ir se preparando para o exame.

Um detalhe importante de ser ressaltado é que o enunciado das questões é muito longo. Por isso fazer exercícios baseados em provas anteriores será uma excelente forma de acostumar-se com a dinâmica do exame.

O resultado preliminar da prova da 1ª fase é divulgado no mesmo dia da aplicação da prova. Para ser aprovado nessa etapa será necessário acertar, no mínimo, 40 questões.


  • 2ª fase

Composta de uma prova e uma redação, onde a soma de todas as questões representam 10 pontos. A redação terá um impacto maior, oferecendo um total de 50 pontos. As demais questões representarão 1,25 ponto na avaliação geral. Assim como na primeira etapa, os candidatos terão 5 horas para realizar o exame.

Se os participantes foram reprovados nessa etapa, não há motivos para se preocupar. Pois será possível realizar uma repescagem no próximo exame, sem a necessidade de prestar a prova da primeira fase.


É importante ficar de olho no calendário e edital do exame para acompanhar o cronograma de todas as etapas. O valor da inscrição para participar dos editais de 2019 fica em R$ 260.

Quando sai o gabarito OAB 2019?

GABARITO OAB 2019O gabarito preliminar OAB 2019 é divulgado no mesmo dia em que as provas são aplicadas, no site oficial da banca organizadora do exame, que é a Fundação Getúlio Vargas (OAB FGV). Através desse gabarito será possível consultar as respostas para o exame e ter uma noção do seu desempenho na prova relacionada.

A publicação do OAB gabarito acontece entre o horário de 19 horas a 22 horas do dia em que as provas serão aplicadas. É importante consultar o cronograma do exame para visualizar todos os dias e os horários relacionados as provas.

Esta divulgação é noticiada pelos principais veículos de comunicação, como G1, Uol, Terra e IG, além de blogs especializados em concursos como este. Fique ligado pois a partir do gabarito preliminar já será possível ter uma noção de seu desempenho.

Contudo, o documento só mostrará as respostas para as questões presentes na prova, sem demonstrar a pontuação relacionada de cada uma. O gabarito oficial OAB 2019 será divulgado entre 12 a 15 dias a partir da data da aplicação da prova.

Como consultar o gabarito OAB 2019

O gabarito OAB será publicado, primeiramente, no site da FGV. Após a publicação, diversos outros sites também publicarão. Para acessá-lo é muito simples.

Veja o passo a passo a seguir para você poder visualizar as respostas preliminares para o exame da Ordem 2019:

GABARITO OAB 2019


Passo 01. Abra uma nova aba e acesse o site da FGV pelo endereço a seguir: oab.fgv.br.


Passo 02. Agora será possível visualizar uma série de links para seus respectivos editais. Clique no edital relacionado a seu exame. Em seguida será necessário escolher a seccional de sua região.


Passo 03. Clique no gabarito (o preliminar é divulgado no mesmo dia em que a prova é aplicada) e visualize as respostas. Note que no gabarito preliminar não há a valoração das questões.


O gabarito oficial será divulgado em um prazo entre 12 a 15 dias após a aplicação da prova. Em caso de dúvidas é só acessar o edital do exame.

Consultar o gabarito OAB 2019 é um momento muito importante para quem prestou o exame. Através dessa consulta será possível saber como foi o desempenho no exame, tirar dúvidas e muito mais.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao OAB Gabarito, basta deixar um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!

EDITAL OAB 2019 – Conteúdo Programático, Prova, Inscrição

Para quem vai prestar o exame da Ordem dos Advogados, a publicação do Edital OAB 2019 é um momento que gera bastante ansiedade. O documento é publicado três vezes ao ano e traz informações e diretrizes relacionadas as provas necessárias para o registro de advogados junto a OAB.

O exame é destinado para estudantes de Direito que estão cursando os dois últimos semestres e para quem se formou bacharel. Os candidatos aprovados poderão obter a carteirinha da OAB 2019 e, com isso, o registro que permite exercer a profissão legalmente.

A seguir mostraremos mais detalhes acerca do edital OAB e informações muito importantes para quem vai prestar o exame. Confira!

Edital OAB 2019

O OAB edital é um documento que traz todos os detalhes, informações e diretrizes relacionadas ao o exame, tais como: conteúdo pragmático, regras para inscrição, horário, endereço e dia em que as provas serão aplicadas, como serão as provas na fase 1 e na fase 2, o que poderá ser levado no dia do exame e uma série de outras informações muito importantes.

EDITAL OAB 2019

A leitura do Edital é imprescindível para todos os interessados em prestar o exame. O documento poderá ser consultado na página da OAB no site da Fundação Getúlio Vagas (FGV), a banca organizadora desse exame. A publicação do edital do exame da Ordem acontece três vezes ao ano.

E se você está pensando em fazer as provas OAB 2019 nesse ano, é muito importante ficar de olho no calendário para se atentar aos dias em que as inscrições estarão abertas.

Confira a seguir o cronograma com todas as informações sobre a publicação dos editais que acontecerão ao longo desse ano:

Qual o Conteúdo exigido na prova da OAB?

EDITAL OAB 2019É muito importante realizar a leitura do edital da OAB, pois o documento traz todos os conteúdos que serão exigidos em ambas as provas do exame. Dessa forma, os candidatos poderão se preparar da melhor forma possível, pois saberão exatamente quais serão as disciplinas que deverão ser estudadas para cada fase do certame.

Por mais que a leitura possa parecer cansativa, esse pode ser um diferencial que pode deixá-lo mais capacitado no momento de fazer o exame.

A primeira prova, de caráter eliminatório, é composta por 80 questões de múltipla escolha e aborda diversas disciplinas que são lecionadas durante todo o curso de Direito. De acordo com o edital, as matérias que são exigidas na primeira fase do exame são as seguintes:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Internacional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal.

Já a segunda fase do programa é composta por uma redação de peça profissional e quatro questões dissertativas sobre uma matéria selecionada no momento da inscrição. Entre as disciplinas que poderão ser escolhidas pelos candidatos aprovados na primeira fase estão:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito do Trabalho.

Ao escolher Direito Administrativo, os candidatos também escolherá o Direito Processual da disciplina. No edital será possível visualizar todo o conteúdo que será exigido nas provas. Por isso que é extremamente importante ler o documento assim que for publicado.

Inscrição OAB 2019

As inscrições para o exame da ordem 2019 são realizadas através da internet, diretamente pelo site da FGV. As inscrições abrem três vezes ao ano. E para acompanhá-las, basta consultar o calendário divulgado pela própria entidade para ficar por dentro do cronograma.

Para se inscrever no Exame OAB é muito simples. E no conteúdo a seguir separamos algumas dicas para facilitar esse processo:

EDITAL OAB 2019


Passo 01. A primeira coisa a ser feita é entrar no site da OAB através do link: oab.fgv.br e esperar a página carregar.


Passo 02. Clique no link correspondente ao edital mais recente. Agora será necessário escolher a seccional relacionada a sua região.


Passo 03. Clique em se inscrever e faça um cadastro na plataforma, caso ainda não tenha. Será necessário preencher todos os campos com as informações solicitadas.


Passo 04. Depois de finalizar a sua inscrição, será necessário imprimir a guia para realizar o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa é de R$ 260. Contudo, no edital há informações e orientações para os candidatos que desejam pedir a isenção da taxa.


Depois de consultar o OAB edital e conferir todas as informações, realize a sua inscrição e se prepare bastante para realizar as provas. A dica é estudar em cima de provas aplicadas anteriormente para se acostumar com o ritmo do exame.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao edital OAB 2019, ou queria compartilhar alguma experiência, é só fazer um comentário!

OAB 2019 — FGV, Inscrição, Gabarito, Resultado → (CONFIRA)

A prova da OAB 2019 é mais esperada por todos os estudantes que concluíram o curso de direito. Pois é por meio dele que o candidato ganha a sua carteira pela Ordem dos Advogados do Brasil para exercer profissionalmente na área de advocacia.

Entre os cursos escolhidos pelos os candidatos que desejam prestar o vestibular de universidades federais o que é mais concorridos é o de direito. Pelo fato do curso formar um profissional brilhante e apto a realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil com exito.

Abaixo você verá informações referente a OAB, sabendo assim a respeito de como funciona o exame, como realizar a inscrição, visualizar o gabarito e muito mais. Desta forma, iremos orienta-los para que possa entender melhor como funciona esse caminho. Confira!!

O que é a OAB?

A Ordem dos Advogados do Brasil mais conhecida como “OAB” é o órgão que define as regras para o exercício profissional da advocacia no Brasil e tem como principal objetivo de:

OAB 2019


01. Defender a Constituição,a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.


02. Promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.


Para que você possa exercer a profissão de advogado é preciso que você realize o Exame da ordem no qual é uma prova que é dividida em duas fases, sendo ambas de caráter eliminatório.

A primeira fase é a prova objetiva, que possui cerca de 80 questões sobre os temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos de Direito.

Já a segunda fase, é denominada prova prático-profissional, no qual tem um valor de 10 pontos, sendo aplicada apenas aos candidatos aprovados na primeira fase.

Como funciona o Exame da Ordem?

OAB 2019O Exame da Ordem é realizado três vezes ao ano para todos os estudantes que terminaram o curso de direito. O exame OAB 2019 tem o principal objetivo aferir a capacitação necessária para que o formado em direito possa exercer a sua profissão na advocacia.

Por lei os bacharéis em Direito deverão comprovar que possuem o conhecimento necessário, por meio dessa avaliação, que estão aptos a exercerem a profissão.

De acordo com os advogados e orientadores que realizaram o exame em edições passadas. Afirmaram que esteve presente as seguintes disciplinas. Veja:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Direito Constitucional;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Internacional;
  • Direito Tributário;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho.

É importante que o candidato já venha se preparando com antecedência, estudando sempre o que pode cair na prova, Além disso, existem centenas de cursos preparatórios específicos sobre o Exame da Ordem. Podendo encontrar em livrarias ou na internet, seja gratuitos e pagos, que com certeza o ajudarão bastante no momento de preparação.

Inscrição OAB 2019

As inscrições OAB são disponibilizadas três vezes ao ano. Para aprender a se inscrever no Exame da Ordem é bastante simples, é preciso que você siga os passos que separamos a seguir. Veja:

OAB 2019


Passo 1 – Primeiramente coloque no seu navegador o endereço eletrônico da ordem (http://oab.fgv.br) e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2 – Após a pagina carregar por completa é preciso que você clique no link que traz as informações referente ao processo seletivo que se encontra em andamento.


Passo 3 – Nessa pagina você poderá se inscrever ou acompanhar o processo seletivo. Caso já esteja acontecendo, acompanhe de perto para saber a próxima data que as inscrições do exame de Ordem estarão abertas.


Gabarito OAB 2019

OAB 2019Para saber como realizar a consulta do Gabarito OAB é muito simples, é preciso que o candidato abra o navegador e digitar na sua barra de pesquisa o seguinte endereço oab.fgv.br e esperar carregar por completo

Após a pagina carregar completamente é preciso clicar no no processo seletivo relacionado ao Exame que você fez. Geralmente, o gabarito OAB FGV ficará entre os primeiros resultados. Clique na opção e espere a página carregar. Pronto! Agora você poderá visualizar o garabito do exame realizado.

Resultado OAB 2019

OAB 2019Para saber como visualizar o resultado OAB é preciso seguir o mesmo procedimento que foi dito acima. Todas as informações, como resultado, gabarito e detalhes adicionais são divulgadas primeiramente no portal da instituição.

Para os candidatos que farão o próximo exame da OAB 2019 estude bastante as principais disciplinas que caem no exame que com certeza você terá exito. Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi passado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!!