Como se Preparar para a Prova da OAB 2019? Descubra Agora!

É sonho de todo estudante de direito conseguir a carteira de advogado, conquistada após aprovação no exame da OAB, porém a prova é famosa pelo seu nível de dificuldade e altos índices de reprovação, muitos estudantes possuem dúvidas sobre como se preparar para a prova da OAB 2019 e quais são os temas mais comuns a caírem em suas questões.

Antes de falarmos sobre a preparação para a prova, precisamos explicar o funcionamento dela, todo o processo de inscrição e sua estrutura, dada em duas fases, uma sendo a prova objetiva e outra a prova prático profissional.

É importante o aluno ficar atento as datas de inscrição e edital de abertura, deixar para a última hora algo tão importante em sua vida profissional não é recomendável, pois imprevistos podem acontecer de última hora, e assim prazos podem ser pedidos. Vamos passar algumas dicas sobre a prova mais a frente.

Como se Preparar para a Prova da OAB 2019?

Para se preparar para a prova da OAB 2019 é importante o candidato entenda cada uma das fases da avaliação, a “Prova Objetiva” e “Prático Profissional”. Acompanhe a seguir.

OAB 2019


Prova Objetiva – Nessa etapa o aluno terá que responder 80 questões de múltiplas escolhas, o conteúdo cobrado está presente no currículo obrigatório do curso de direito e é eliminatório.

O candidato deve acertar no mínimo 50% da prova para conseguir a aprovação e poder fazer a segunda fase, essa fase é famosa pelas questões cansativas, com muita parte escrita e que por vezes deixam os estudantes com a sensação de que mais de uma opção está correta, fator complicador da prova.

Nessa primeira fase cai assuntos refentes ao:

  • Regulamento Geral;
  • Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos;
  • Estatuto da Criança e Adolescente;
  • Código do Consumidor;
  • Direito Internacional;
  • Estatuto da Advocacia e da OAB;
  • Direito Ambiental;
  • Filosofia do Direito.

Prático Profissional – Nesta etapa o candidato fará uma redação e deverá resolver uma peça processual e quatro questões, em forma de situação-problema, essas questões se relacionam com as áreas escolhidas pelo bacharel no momento de sua inscrição, podem ser elas: civil, administrativo, constitucional, do trabalho, empresarial penal ou tributário. O candidato pode consultar a legislação, seguindo as normas do edital.

Já nessa fase você deve concentrar os seus estudos nos seguintes assuntos:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho.

Inscrição Prova OAB 2019

O Exame da Ordem é aplicado 3 vezes por ano e tem como objetivo medir a capacitação do formado em direito em exercer sua profissão na advocacia, a inscrição para a prova é realizada exclusivamente pela internet.

No próprio site da OAB o candidato deve preencher o formulário e já especificar a cidade na qual fará a prova e definir a disciplina para a segunda fase, ao final, o candidato deve imprimir o boleto com a taxa de inscrição.

Vale destacar que caso o candidato esteja no cadastro único de algum programa social do governo ou possuir baixa renda, poderá ser solicitada a isenção da taxa, de acordo com as regras do edital de cada ano.

OAB 2019

Para aqueles que estejam aguardando a repescagem, e assim, irão realizar apenas a segunda etapa da próxima edição, devem aguardar a divulgação de outro edital da OAB com prazos exclusivos para os candidatos da repescagem.

Caso o candidato esteja aguardando o resultado da segunda fase para saber se foi aprovado e não tiver mais direito a repescagem, é recomendável fazer a inscrição, porém deixar para pagar a taxa após a divulgação do resultado, assim, garantindo sua vaga para a próxima edição em caso de reprovação ou deixando de gastar dinheiro em caso de aprovação.


Não existe fórmula mágica para ser aprovado na OAB, muito estudo e dedicação nos temas que caem na primeira e segunda fase da avaliação são necessários, mas todo esse esforço vale a pena para qualquer profissional da área, o certificado da OAB abre as portas para uma carreira bem sucedida.

Não deixe de compartilhar esse artigo nas redes sociais com algum amigo ou parente que também deseja dicas de como se preparar para a prova da OAB 2019.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como se Preparar para a Prova da OAB 2019? Descubra Agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *