CALENDÁRIO OAB 2019 – Cronograma, Datas, Provas → (CONFIRA)

O calendário OAB 2019 é divulgado todo os anos pela entidade com o cronograma dos exames que serão aplicados ao decorrer do ano. Geralmente, as provas da Ordem dos Advogados são aplicadas três vezes neste período e os editais são publicados em maio, setembro e outubro.

Todo estudante e bacharel em Direito que deseja exercer a profissão de Advogado deverá prestar o exame da Ordem. Apenas depois de aprovados é que essas pessoas poderão se registrar e obter, assim, a filiação a OAB. Com o registro, os advogados poderão atuar e exercer a profissão livremente.

Se você está se preparando para prestar o exame, no conteúdo a seguir traremos mais informações sobre o calendário das provas OAB, além de detalhes sobre o funcionamento do exame. Confira!

Como funciona o processo de seleção da OAB 2019

O processo de seleção da OAB 2019 é considerado difícil e, por essa dificuldade, apresenta uma grande taxa de reprovação. Os estudantes de Direito que estão nos dois últimos semestres, e os bacharéis, poderão prestar o exame assim que o edital for publicado.

CALENDÁRIO OAB 2019

Estudantes que não atenderem os requisitos do edital não poderão se inscrever, correndo o risco de sofrer acusação de falsidade ideológica que prestar o exame de forma irregular.

O exame é composto de duas fases, sendo elas:


Primeira fase

Composta por uma prova com 80 questões de múltipla escolha. Essa fase é de caráter eliminatório e aborda as principais matérias vistas durante o curso de Direito (por isso é necessário estar preparado e, principalmente, nos últimos períodos do curso para prestar o exame).

As disciplinas abordadas durante essa etapa são:

  • Ética;
  • Filosofia do Direito;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Internacional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Processo Penal.

A FGV (banca organizadora) é conhecida pelos enunciados longos nas questões de seus concursos. Por isso é muito importante ter o conhecimento da dinâmica da prova, pois a primeira etapa do exame testa, além do conhecido, a paciência de seus participantes.

Os candidatos terão que acertar, pelo menos, 40 questões (o que correspondem a 50% de acertos) para poderem realizar a segunda parte do exame.


Segunda fase

É composta por uma prova constituída por uma redação de peça profissional e 4 questões. Essa prova será aplicada em uma data diferente da primeira, no cronograma que pode ser encontrado no próprio edital do exame.

A segunda fase vale 10 pontos e é distribuída da seguinte forma: 5 pontos para a redação e 1,25 ponto para cada questão dissertativa. Os alunos deverão escolher uma matéria específica, no momento da inscrição, para responder as questões relacionadas a ela na segunda etapa do exame.

Os alunos que não forem aprovados na segunda fase do exame poderão tentar novamente ao se inscrever na repescagem. E os participantes aprovados deverão solicitar o certificado de Aprovação para, então, darem entrada na OAB 2019 e, assim, conseguir a tão almejada carteirinha da Ordem.

Calendário OAB 2019

CALENDÁRIO OAB 2019O calendário OAB é divulgado anualmente com informações referentes aos lançamentos dos editais e a aplicação das provas no ano corrente. A instituição já publicou o cronograma para o ano de 2018.

A partir desse cronograma OAB 2019 será possível visualizar todas as datas importantes para os exames. Para quem deseja fazer a prova da OAB, é importante ficar de olho nesse calendário para não perder nenhuma oportunidade.

Edição

XXV XXVI

XVII

Edital de abertura 23/01/18 29/05/18 18/09/18
Inscrições 23/01 a 02/02/18 29/05 a 08/06/18 18/09 a 28/09/18
Prova da 1ª Fase 08/04/18 29/07/18 18/11/18
Prova da 2ª Fase 27/05/18 16/09/18 20/01/19

Inscrição OAB 2019

As inscrições acontecem três vezes ao ano, como visto no calendário OAB ali em cima. Para poder se inscrever, os interessados deverão estar cursando os últimos dois semestres do curso de Direito ou ter se graduado como bacharel na disciplina.

Assim que as inscrições forem abertas, os candidatos deverão acessar o site da organizadora do exame, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acessar o edital e todos os detalhes do mesmo.

CALENDÁRIO OAB 2019

Nessa mesma página será possível realizar a sua inscrição após a realização de um cadastro. Para confirmar a sua participação, será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 260. Só após o pagamento desse valor, dentro do prazo de inscrições, é que o candidato estará confirmado no processo seletivo.


Para quem deseja prestar o exame da Ordem 2019 para obter a aprovação, é imprescindível visualizar e acompanhar o calendário. O cronograma OAB é divulgado sempre no início de cada ano, com informações sobre o lançamento do edital, as inscrições e provas.

Desejamos boa sorte nos estudos e na hora da realização do exame. Caso tenha alguma dúvida sobre o calendário OAB 2019, deixe um comentário abaixo e responderemos logo em breve.